Figuras de Antanho


              Existiram pessoas que pela sua arte ou profissão foram figuras marcantes nas pequenas sociedades onde a sua vida se desenrolava. Muitas dessas profissões desapareceram ou encontram-se em vias de extinção. Deixamos um curto registo sobre estas actividades e alguns nomes a elas ligados, para que não caiam no total esquecimento.

              A parteira
              A parteira, ou aparadeira, como mais vulgarmente era chamada porque não era profissional, mas uma curiosa com sensibilidade, dedicação, prática e jeito para aparar as crianças e ajudar as mulheres a darem à luz os seus filhos, era tida em muita consideração e estima. Maria Berlengas, da Quintã, foi a que mais fama ganhou nas redondezas pois auxiliou, com arte e carinho, muitas mães em momentos duros e de grande aflição. Diz quem a conheceu que Maria Berlengas estava sempre disponível para ajudar, tendo assistido ao nascimento de muitas crianças ciganas. De tal forma ela vivia para os outros que a chamavam como se fosse sua obrigação deixar tudo e acudir a quem precisava. E nunca levou um tostão pelos seus serviços. Se lhe ofereciam alguma coisa aceitava, caso contrário ajudava com igual solicitude.
              A fama dos seus bons serviços era tal que, constantemente, era solicitada por todo o concelho de Vagos e Mira para acorrer em auxílio das parturientes. Diz-se até que o doutor Santos, médico que veio trabalhar em Vagos durante a denominada “febre do piolho”, quando era chamado para assistir a partos difíceis, costumava dizer:
                É, quero aqui a Maria Berlengas.
              E consta que não ia sem ela, nem fazia os partos sem a sua presença, pois era ela sempre quem trabalhava, limitando-se o médico apenas a assistir.
              Lembram-se ainda algumas pessoas de que nessa época, os homens, nervosos, ao verem a sua mulher aflita, prestes a dar à luz, corriam apressados a buscar a Maria Berlengas e a traziam, a qualquer hora, de burro ou no suporte da sua bicicleta, sempre a esgalhar, para que não chegasse tarde de mais.
              A memória desta mulher, dada a sua disponibilidade, generosidade e capacidade de trabalho, postas ao serviço de toda uma vasta população, tornou-se merecedora do apreço e gratidão de todos mas, pelo que sabemos, tem apenas na Quintã um beco com o seu nome.
              
 (in Santo António a Freguesia e o Padroeiro)

Comentários

Mensagens populares deste blogue